Blog

Ortopedista ou reumatologista? Saiba quando consultar cada um deles!

Ao sentir dores nas costas ou na coluna, qual médico devemos procurar? Se você respondeu ortopedista ou reumatologista, saiba que apesar de ambos cuidarem do aparelho motor e trabalharem muitas vezes em conjunto, cada um desses profissionais tem um papel diferente e cuida de quadros distintos. 

Ortopedista ou reumatologista?

Dores nas articulações, na coluna, nos punhos ou nos dedos podem ser tratadas com o auxílio de um ortopedista ou reumatologista, já que ambos podem avaliar tanto a questão articular quanto óssea. O que fará você procurar um especialista ou outro é a causa do incômodo. 

O ortopedista

A ortopedia é uma especialidade cirúrgica, responsável pela avaliação e pelo tratamento de problemas mecânicos do sistema musculoesquelético e traumas. O especialista dessa área pode tratar fraturas, torções, luxações, e outros problemas relacionados aos traumas (tanto na parte óssea, como de ligamentos, musculares e articulares). Além disso essa é a especialidade que cuida de deformidades ósseas congênitas e adquiridas, além dos casos de tumores ósseos.

O tratamento ortopédico pode ser conservador (quando é utilizado medicamentos e imobilizações), ou não conservador (quando envolve procedimentos cirúrgicos).

O reumatologista

Já a reumatologia é uma especialidade clínica que avalia e trata incômodos causados por processos inflamatórios crônicos e quadros degenerativos. O profissional dessa área cuida das famosas doenças reumáticas, que acometem não só as articulações mas também alguns órgãos, como rins, coração, pulmões, olhos e pele. Entre as enfermidades desse tipo estão: fibromialgia, artrose, tendinites, osteoporose, gota, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico.

Se a dor for crônica, sem história de trauma e estiver acompanhada de calor, vermelhidão ou dificuldade de movimento, o ideal é procurar um reumatologista. Os tratamentos indicados por esse profissional geralmente incluem medicamentos e reabilitação física.

Onde encontrar ortopedistas ou reumatologistas?

Mora em Ribeirão Preto e região? Então você pode encontrar profissionais qualificados para diagnosticar e lidar com  incômodos que afetam o sistema motor na Clínica Tibiriçá! 

Além de ter uma boa estrutura, a instituição ainda oferece consultas por valores que cabem no seu bolso e horários que encaixam na sua agenda. Marque já a sua consulta! 
 

Buscar

Veja outros Posts

Doenças de outono: 5 enfermidades comuns na estação

Você sabe quais são as doenças de outono? Confira as enfermidades que se tornam mais comuns nessa estação.

Ortopedista ou reumatologista? Saiba quando consultar cada um deles!

Ortopedista ou reumatologista? Você sabe quando consultar cada um desses profissionais? Entenda a diferença das especialidades e as funções de cada um

Você sabe quando ir ao oftalmologista?

Descubra quando ir ao oftalmologista e as enfermidades que esse profissional pode ajudar a prevenir, diagnosticar e tratar.

» Veja todos os posts

Whatsapp