Como fortalecer o sistema imunológico através da alimentação

Não é de hoje que os médicos e nutricionistas falam a respeito da importância de ter uma alimentação balanceada, pois entre inúmeros benefícios, uma boa alimentação proporciona um sistema imunológico forte.

Recentemente, a procura por alimentos ricos em vitaminas e dietas ricas em proteínas aumentou, isso devido à pandemia do coronavírus, uma família de vírus que ataca as vias respiratórias. É importante ressaltar que não existe nenhum alimento ou dieta alimentar que fortaleça o seu sistema imunológico e seja capaz de te deixar imune à COVID-19. 

 

O sistema imunológico 

O sistema imunológico é o conjunto de todos os sistemas de defesa do corpo, que atuam no combate de vírus e bactérias que possam vir a invadir o nosso organismo.

 

Isso porque essa alimentação rica em nutrientes favorece o desenvolvimento dos glóbulos brancos, nossas células de defesa.

 

Quais são os nutrientes que favorecem o sistema imunológico?

Consumir alimentos ricos em nutrientes fortalece o sistema imunológico, por isso é importante incluir em sua dieta:

 

Proteínas - abundantes em carne vermelha e branca, nos ovos, no leite e nas leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico).

 

Zinco - o zinco está presente em todos os tipos de carne, mas em uma abundância maior na carne vermelha, além de frutos do mar.

 

Magnésio - presente nas leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico) e em nozes, amêndoas e castanhas, além de estar presente em verduras folhosas também.

 

Selênio - um nutriente poderoso e presente na cultura brasileira. A principal fonte é a castanha-do-pará.

 

Vitamina A - queijo, gema do ovo e vegetais de cor alaranjada como mamão, manga e cenoura são ricos em vitamina A.

 

Vitamina C - muito falada, a vitamina C está presente nas laranjas, mexerica, maracujá, limão e  abacaxi.

Orientação com o nutricionista 

Acredita que precisa de orientação profissional? Na Clínica Tibiriçá você conta com nutricionistas que podem te orientar e receitar dietas ricas na nutrição adequada para você fortalecer o seu sistema imunológico e viver mais saudável.

RECEBA NOVIDADES