De inchaços a desmaios, ficar em pé pode causar problemas à saúde

Ficar em pé durante algumas horas, seja para a fila de algum show, evento esportivo ou religioso, é algo muito comum para quem costuma frequentar esses tipos de eventos. Mas afinal, será que ficar em pé durante muito tempo faz mal à saúde?

 

O que ficar em pé parado pode causar à saúde?

Ficar em pé durante muito tempo pode causar alguns malefícios à saúde, afinal, para a sua própria manutenção o corpo precisa de movimentos para continuar com todas as suas funções em bom estado.

A imobilidade pode causar alguns problemas de circulação e bombeamento sanguíneo. Quando ficamos parado em pé por muito tempo, não há a contração das panturrilhas, movimento que é fundamental para o bombeamento de sangue por meio das válvulas nas veias das pernas.

Ao apresentar esse problema de bombeamento sanguíneo das panturrilhas para o coração, esse acúmulo de sangue nas pernas pode causar graves problemas, como trombose venosa profunda e infecção nos membros inferiores.

Outros sintomas que podem surgir com esse problema também costumam abranger:

- Varizes

- Sensação de peso nas pernas

- Dores nas pernas

- Inchaço

 

Síncope vasovagal, o desmaio por ficar em pé por muito tempo

Um motivo muito comum entre os desmaios é a síncope vasovagal, que ocorre quando a pessoa fica em pé por tempo demais, o que causa a falta de contração da panturrilha, acumulando fluxo sanguíneo nos membros inferiores.

Esse acúmulo de sangue nas pernas dificulta a distribuição de sangue para o próprio coração, e até mesmo para o cérebro. 

Ao perceber a dificuldade do fluxo sanguíneo de chegar ao cérebro, o próprio órgão envia sinais para o coração equilibrar a quantidade de sangue entre todo o corpo, fazendo com que o coração bata mais rápido para enviar sangue em maior quantidade e velocidade para a cabeça. No entanto, em razão do acúmulo sanguíneo nas pernas, não há sangue o suficiente para o coração bombear.

Para resolver o problema, o cérebro começa um processo de dilatação dos vasos sanguíneos, o que causa uma queda de pressão e ocasiona o desmaio.

 

Como lidar com os problemas que ficar em pé parado oferece à saúde?

Parece uma resposta óbvia, mas se movimentar é a melhor opção. Procure flexionar os pés, esticar os músculos e dobrar os joelhos. Esse movimento pode auxiliar na circulação sanguínea e evitar o acúmulo de sangue nas pernas.

 

Se você perceber que possui problemas de fluxo sanguíneo frequentemente, e sempre sente desconfortos ao ficar em pé por um período extenso, procure um médico. Aqui na Clínica Tibiriçá possuímos uma equipe médica pronta para te atender e realizar consultas e exames. Entre em contato conosco.

RECEBA NOVIDADES