Dengue: cuidados que devemos ter no verão com o mosquito Aedes aegypti

O Aedes aegypti se reproduz o ano todo, mas é durante o verão que sua proliferação é ainda maior em razão das constantes chuvas e do calor, condições favoráveis ao mosquito. Por isso é necessário redobrar os cuidados não só no quintal, onde muitas vezes são deixados expostos ao ar livre brinquedos e outros objetos que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito, mas também fazer vistorias dentro de casa, pois a ocorrência de depósitos de água parada pode passar despercebida, como o reservatório que fica atrás da geladeira e os sanitários da área de serviço.

 

Como evitar a sua proliferação?

 

Conforme mencionado acima, evitar o acúmulo de água é uma das tarefas mais importantes contra o mosquito, não só nos quintais, mas também na parte interna das casas, pois banheiros, pias e ralos podem acumular água caso não recebam o devido cuidado. Mas essas não são as únicas prevenções contra o Aedes aegypti, por isso listamos abaixo algumas dicas cruciais para a sua proteção:

 

  • Coloque telas nas janelas: essa medida impede a entrada dos mosquitos em sua casa, e é uma ótima solução para deixá-la protegida. 
  • Seja consciente com seu lixo: não o descarte em ruas, valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim, o acúmulo de água e a probabilidade de enchentes são evitados. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
  • Mantenha o seu quintal limpo, pois assim o risco de acumular água em calhas, pneus e vaso de flores é reduzido. 

RECEBA NOVIDADES