Doenças coronárias obstrutivas

Doenças coronárias obstrutivas

A doença arterial coronariana corresponde à obstrução das artérias coronárias que não permitem que o sangue transpasse a parte do músculo do coração. As artérias coronárias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior. Esse processo é denominado aterosclerose. Causando isquemia miocárdica, a circulação ruim pelo  músculo cardíaco é decorrente da obstrução da coronária. A isquemia cessa com a suspensão da atividade física que desencadeou a angina e retorna a um patamar de atividade cardíaca mais baixa ou com uso de nitroglicerina sublingual, que dilata as artérias coronárias e diminui o trabalho cardíaco.

 

O que pode aumentar a dor?

O esforço físico ou a emoção podem desencadear a dor. Porém, outros fatores que possam gerar problemas cardíacos não podem ser descartados.

 

O que pode ajudar a melhorar a dor? 

A crise pode ser aliviada com o repouso. Em graus mais intensos, pode persistir por mais de 30 minutos, mas normalmente dura em média em torno de 10 a 15 minutos.

 

Fatores de risco

 Alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolver essa doença, tais como: 

 

- Histórico familiar de doença coronariana;

- Tabagismo;

- Sedentarismo; 

- Obesidade; 

- Diabetes;

- Hipertensão arterial; 

- Níveis elevados de gorduras no sangue, particularmente o colesterol. ​

 

Tratamento 

O tratamento pode ser feito de duas formas, seja com os medicamentos ou por meio da cirurgia. O médico responsável tomará essa decisão com base no seu quadro clínico. Portanto, marque já uma consulta no Cardiologista aqui da Clínica Tibiriçá. Possuímos agendamento pelo WhatsApp de forma fácil, rápida e sem burocracia. 

RECEBA NOVIDADES