O que é um médico endocrinologista?



O endocrinologista é a especialidade médica responsável pelo bom funcionamento das alterações de glândulas e hormônios. É o papel desse profissional trabalhar com distúrbios hormonais diversos, como os relacionados ao peso e ao crescimento, entre muitos outros.

Quando devo procurar?


Geralmente, os pacientes são encaminhados ao médico endocrinologista quando sentem mudanças no seu organismo, como distúrbios de sono, menstruação irregular acompanhada pelo desenvolvimento sexual desregulado, diabetes, obesidade, entre outros. Esses indícios podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. Você mesmo pode procurar um endocrinologista ao sentir a presença de alguns indícios, como quando perder peso com rapidez e sem causa aparente, quando aparecer problemas de crescimento ou quando houver diagnóstico de doenças já citadas ou alterações nos níveis de colesterol ou triglicérides.


Obesidade

A obesidade corresponde ao acúmulo de gordura no organismo que pode levar a várias doenças, como a diabetes, problemas de locomoção, problemas na articulação e pressão alta. O médico endócrino verá se esse ganho de peso pode ser relacionado ao metabolismo.

Diabetes

A diabetes concerne ao excesso de açúcar no sangue. A glândula responsável pela produção de insulina - o hormônio que “quebra” as moléculas de glicose, o pâncreas - não produz de maneira suficiente a insulina, o que acaba por gerar a doença.

Tireoide

A glândula da tireoide localizada no pescoço é responsável pela produção de um hormônio que regula o funcionamento de todo o organismo. Ter uma tireoide funcionando de maneira “lenta” ou muito “acelerada” provoca uma série de alterações e sintomas, como o ganho ou a perda de peso, o cansaço persistente, a queda de cabelos, as alterações na menstruação, a insônia ou o sono excessivo, o inchaço no pescoço, dentre outros. 

Osteoporose

O que caracteriza a osteoporose é a fragilidade dos ossos, que com a doença podem se quebrar com maior facilidade. Essa patologia acomete sobretudo os idosos, mas pode ter fatores que antecipem o seu aparecimento, como o consumo excessivo de álcool e a falta de atividade física.

Disfunções do crescimento

Crianças com crescimento abaixo do esperado para sua idade ou ainda de maneira rápida e desordenada podem ter como causa alterações hormonais.

Acne e excesso de pelos em mulheres

A presença de pelos em lugares incomuns, como rosto e peito, além da aparição de acne em excesso podem indicar a presença excessiva de hormônios masculinos. O acompanhamento com um endocrinologista poderá equilibrar a presença destes hormônios no corpo feminino.

Sintomas

• Fadiga constante;
• Perda ou ganho de peso sem motivo aparente;
• Alterações no sono;
• Excesso de acne ou pelos;
• Perda de libido;
• Dores nas articulações;
• Fraqueza;
• Menstruação desregulada.

Ficou Interessado?
Clique no botão ao lado e fale agora com a gente

Agende sua consulta

Selecione a especialidade ou o exame para agendar.

Entraremos em contato para agendar a melhor data e horário pra você.

RECEBA NOVIDADES