O que trata a geriatria?

O médico geriatra se especializou no cuidado com pessoas idosas, o que o permite cuidar e promover a saúde e o bem-estar nos estágios mais avançados da idade, além de oferecer o tratamento, reabilitação e até mesmo cuidados paliativos.

 

Quando procurar um médico geriatra?

Da mesma forma que um médico clínico deve acompanhar a saúde de adultos e jovens adultos ao longo da vida, o médico geriatra deve acompanhar a saúde e o envelhecer do idoso. 

 

Além de realizar o acompanhamento, o médico geriatra deve ser procurado em casos de doenças como demência, depressão, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, tonturas, incontinência urinária, tendências a quedas, fragilidade e polifarmácia - ou seja, o médico geriatra é o ideal para ajudar o paciente a controlar a ingestão de vários medicamentos.

 

As principais doenças tratadas pelo geriatra 

Demência 

Avaliação de queda

Fragilidade

Incontinência urinária

Tontura

Osteoporose

Hipertensão arterial

Diabetes

Alteração do humor (transtorno depressivo, transtorno de ansiedade)

Alteração do sono

Avaliação de polifarmácia

 

Exames mais solicitados pelo médico geriatra 

Os exames mais solicitados são de acordo com a hipótese diagnóstica do idoso, desde exames laboratoriais simples como hemograma, função tireoidiana, função hepática, função renal, perfil lipídico, perfil glicêmico, vitaminas e eletrólitos, até a necessidade de exames de imagens mais complexos, como tomografias computadorizadas e ressonância magnética nuclear.

Ficou Interessado?
Clique no botão ao lado e fale agora com a gente