Insolação

A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela acontece quando a temperatura corporal ultrapassa os 40º C, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consiga se resfriar.

O sol intenso, característico do verão, é o motivo da insolação em inúmeras pessoas . Ao considerar que, durante esse período, as pessoas se expõem ainda mais aos raios solares, seja na praia, na piscina ou em um dia no campo, os riscos de ter esse problema são ainda maiores se não houver a devida proteção com bloqueadores solares e/ou protetores acima de 30 FPS. 

Esse problema causa um distúrbio no controle da temperatura corporal, que aparece após longos períodos em um ambiente seco e quente, com destaque para a exposição direta ao sol.

 

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas incluem mal-estar, fraqueza, febre alta, dificuldade para respirar, batimentos cardíacos acelerados, vômitos, tonturas e até desmaios e queimaduras na pele. 

 

Como evitar? 

Para evitar a insolação, é importante evitar o sol em períodos em que ele está mais forte, entre as 10 e as 16 horas. Além disso, beber muita água, no mínimo 2 litros por dia, ajuda a refrescar o corpo. O protetor solar deve ser aplicado sempre antes de sair de casa, e o seu uso é imprescindível até nos dias nublados.

 

 O que causa a insolação?

  •     Ficar sem se hidratar por muito tempo.
  •     Usar excesso de roupas, especialmente no calor.
  •     Passar muito tempo exposto ao sol sem protetor solar (na praia, no clube, na piscina, etc).
  •     Praticar atividades que causam esgotamento e enfraquecimento físico intenso.

Mas vale ressaltar que nenhum desses procedimentos substitui a ida ao médico, para tratamento adequado ao seu caso. Marque uma consulta na Clínica Tibiriçá, e conte com um atendimento único e de qualidade!

RECEBA NOVIDADES