Obesidade

A obesidade, doença que acomete milhares de pessoas anualmente no mundo inteiro, é definida como o acúmulo de gordura corporal que pode acarretar graves problemas de saúde e levar à morte. A obesidade é diagnosticada pela medida de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC), através do peso dividido pela altura calculado por profissionais. Por ser um problema de saúde pública, muitas estratégias de emagrecimento estão sendo utilizadas para diminuir a obesidade.

 

O que pode causar a obesidade?

Indivíduos obesos apresentam limitações de movimento e tendem a ser contaminados com fungos, infecções na pele e doenças respiratórias, além de ter maior probabilidade para contrair diabetes, colesterol ruim, doenças coronárias e cardiovasculares e câncer. Além de sobrecarregar a coluna e os membros inferiores, a obesidade apresenta, em longo prazo, degenerações (artroses) das articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos.

 

Tratamento

Em decorrência dos riscos causados pela obesidade, muitas estratégias têm sido utilizadas, pois a doença se tornou uma questão de saúde pública. Um dos métodos utilizados para tratar a obesidade é a gastroplastia, popularmente conhecida como cirurgia bariátrica. O aumento das atividades físicas e o acompanhamento de profissionais como nutricionista, endocrinologista, psicólogo e outros especialistas também contribui fortemente para a prevenção da obesidade. 

Agora que já sabe um pouco mais sobre a obesidade, faça um check-up e consulte-se com um endocrinologista. Previna-se!

RECEBA NOVIDADES