Por que me consultar com o médico clínico geral?

Médico clínico geral, um dos profissionais mais importantes para cuidar da sua saúde. Mas afinal, você sabe por que esse médico é tão importante?

 

Quem é o médico clínico geral?

Antes de tudo, vamos compreender melhor quem é o médico clínico geral. Formado em Medicina, todo o médico é considerado clínico. Contudo, para ser clínico geral é necessário ter feito residência médica nesta especialidade que se dedica à assistência primária em saúde.

 

O clínico geral é um generalista, por isso tem ampla visão e conhecimento a respeito de como a saúde deve estar. Ele conta também com um aprofundado conhecimento de problemas de saúde e doenças crônicas. Além disso, é um médico apto a realizar check-ups de saúde e acompanhamento médico. 

O encaminhamento para outro médico especialista só ocorre quando há uma complexidade maior e mais particular, o que demanda uma atenção mais específica. 

 

O que é realizado em uma consulta com o clínico geral?

Durante a consulta médica com um clínico geral, o passo mais importante é realizar a anamnese - um procedimento básico onde o médico realiza perguntas e coleta informações mais aprofundadas de acordo com as respostas que o paciente dá. 

 

O exame físico também é realizado e é de muita importância para a constatação da saúde física do paciente. A partir desses procedimentos é possível que o médico levante suspeitas e comece a compreender melhor o quadro de saúde do paciente. 

 

Por meio disso é possível que o médico peça exames laboratoriais ou de imagem para que o estudo do caso clínico possa ser realizado.

 

Qual a importância do médico clínico geral?

Como dito acima, durante a primeira consulta com um médico clínico geral ocorre a anamnese, procedimento o qual todo o histórico do paciente é levantado.

A partir disso, o médico clínico geral passa a ter um entendimento maior sobre a saúde daquele paciente, e durante o acompanhamento médico esse vínculo e entendimento só se fortalecem.

 

Ao ser encaminhado para um médico especialista, é importante que o paciente continue fazendo o acompanhamento com o clínico geral, pois diferente deste, o especialista terá em foco o que foi recomendado pelo clínico geral. 

 

Já o clínico geral continua com uma visão ampla da saúde do paciente. 

 

Quando marcar uma consulta com o médico clínico geral?

Por ser um profissional de saúde de atendimento primário, o Clínico Geral deve ser o primeiro a ser procurado. Na Clínica Tibiriçá você encontra médicos Clínicos Gerais para te atender e cuidar da sua saúde.

 

Agora você já pode contar com a Teleconsulta Clínica Tibiriçá! Com ela você realiza consultas médicas sem sair de casa! Saiba mais sobre a Teleconsulta.

RECEBA NOVIDADES