Qual é a importância de realizar anualmente o Papanicolau?

O Papanicolau é o exame responsável por detectar precocemente o câncer de colo de útero, o que o torna imprescindível para um diagnóstico precoce da doença.

 

Câncer do colo de útero

Esse câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV. Essa infecção genital é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes, além de não manifestar muitos sintomas. Porém, segundo o INCA, tal infecção pode evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, o Papanicolau, e são curáveis na maioria dos casos. Em razão disso, é importante manter a realização periódica deste exame.

Esse tipo de câncer é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

Prevenção

Para se prevenir, existe a vacina contra HPV, em que mulheres que não iniciaram sua atividade sexual ainda podem tomá-la. O exame preventivo deve ser realizado anualmente para fins de detecção precoce da doença. É claro que uma alimentação saudável, além de um check-up de saúde completo ajudam a evitar esse e outros possíveis cânceres.

As informações contidas neste artigo não devem ser substituídas por uma consulta médica ou exame. Procure sempre uma avaliação profissional e pessoal.

Marque a sua consulta!

Agora que você já sabe sobre a importância de cuidar da sua saúde periodicamente, que tal agendar uma consulta e ter uma vida mais saudável? Na Clínica Tibiriçá você pode contar com ginecologistas qualificados que prezam o atendimento único e de qualidade!

RECEBA NOVIDADES