Você sabe o que é a doença de Crohn?  

Você sabe o que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn corresponde a uma inflamação no trato gastrointestinal que pode afetar todo o sistema digestivo, especialmente o íleo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o cólon. 

A doença de Crohn, além de crônica, é provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, isto é, do sistema de defesa do organismo. Inicia-se frequentemente em homens e mulheres com faixa etária entre 20 e 40 anos, e é um dos principais fatores de risco para o câncer de intestino. 

Sintomas 

Os sintomas mais comuns da doença de Crohn são: 
• Dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada à diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue); 
• Febre; 
• Perda de peso; 
• Enfraquecimento devido à dificuldade de absorção dos nutrientes. 

Diagnóstico  

Para diagnosticar a Doença de Crohn, os médicos avaliam o histórico clínico do paciente e realizam exames físicos acompanhados de uma variedade de testes de laboratório, como hemograma para detectar anemia, PCR (marcador de inflamação no corpo), ressonância nuclear magnética, endoscopia, dentre outros. A doença de Crohn é vista historicamente como uma patologia de difícil diagnóstico, pois os sintomas variam em cada paciente e na maioria das vezes são comuns a outras doenças infecciosas do intestino. 

Tratamento 


Apesar de a doença de Crohn ainda não possuir cura, o tratamento executado por meio de aminossalicilatos, corticoides, antibióticos, imunossupressores e terapia biológica auxilia nos casos de inflamação e contribui para o reparo dos sintomas. 

Marque a sua consulta!

Aqui na Clínica Tibiriçá, nossos médicos, dentre outros profissionais da saúde, oferecem todo o suporte e atenção para cada caso, a fim de formular um diagnóstico preciso.

RECEBA NOVIDADES